terça-feira, 25 de junho de 2013

MISSÃO CUMPRIDA!

          Ao embarcarem para Cancún (México), tanto o Técnico Julio Patricio, quanto a armadora Caroline Boz Eckert (Carol), tinham um objetivo: ficar entre os quatro melhores e garantir a classificação para o Mundial de Basquete Feminino Sub 17 - 2014 que deverá ser realizado na Eslováquia.
Julio Patricio e Carol Eckert

          Nossa seleção caiu numa chave complicada, onde tinham os Estados Unidos, Argentina e Costa Rica como adversários. Sabidamente mais fraca, a Costa Rica era a única equipe que não representava muito perigo, mas a disputa das duas vagas para a semifinal, estava entre as grandes favoritas (Estados Unidos) e duas seleções com nível técnico semelhante, como Brasil e Argentina.
          Perdemos a primeira partida para as americanas e a Argentina ganhou da Costa Rica. Passamos com certa facilidade pelas costa-riquenhas (placar 96 x 42) e a decisão do segundo classificado na chave ficou para a partida entre as brasileiras e as argentinas.
          Havia muita pressão fora das quadras, pois o técnico argentino deu várias entrevistas dizendo que foram surpreendidos pelo Brasil no Campeonato Sulamericano (onde o Brasil foi campeão), mas que iriam surpreender as brasileiras na Copa América.


          Pelas parciais da partida, notamos que a vitória veio do 3º quarto, onde abrimos mais 9 pontos de vantagem. As parciais foram:
1º quarto -  13  x 11

2º quarto -  11  x 08
3º quarto -  20  x 11
4º quarto -  13  x 12
           Vencida essa etapa, nossa equipe já atingiu o objetivo maior que era a classificação para o Campeonato Mundial em 2014. Daí em diante, já estávamos no lucro.
            Estando em segundo lugar da chave, partimos para enfrentar outra gigante do basquete: a equipe Canadense. Mais uma derrota e surge outro obstáculo a ser batido: enfrentar as donas da casa (mexicanas), na disputa pelo terceiro lugar.


           

          A equipe técnica toda se empenhou em passar tranquilidade para as meninas, organizar reuniões motivacionais, repassar as táticas e jogadas ensaiadas, tudo com o objetivo de conquistar não só a medalha de bronze, mas qualificar as atletas para pleitearem as bolsas do Ministério do Esporte. Com o terceiro lugar, todas poderiam solicitar o bolsa-atleta federal. 
          E foi o que aconteceu. As brasileiras não se intimidaram com a torcida, nem com o placar desfavorável até o final do segundo quarto (32 X 30). Viraram o jogo no terceiro quarto e terminaram a partida com a vitória de 70 x 56 sobre as anfitriãs.

              O resultado de todo esse esforço foi:
  • Conquista da Medalha de Bronze
  • Classificação para o Mundial de 2014
  • Qualificação das atletas para solicitarem o bolsa-atleta federal.
  • Proporcionar às nossas jogadoras, a oportunidade de ver de perto as táticas, jogadas e o nível técnico das melhores atletas da categoria.
VALEU, MENINAS (e meninos da comissão técnica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário