quarta-feira, 9 de maio de 2012

BASQUETE FEMININO DE JARAGUÁ NO ESTADUAL SUB 15

             O Basquete Feminino de Jaraguá, comemora o fato de estar participando com duas equipes no Campeonato Estadual de Basquete Feminino Sub 15, promovido pela Federação Catarinense de Basketball.
              É a primeira vez que Jaraguá participa com duas equipes e isso é um reflexo de muitos anos de trabalho e dedicação de atletas, dirigentes, técnicos e dos pais e amigos do Basquetebol.
              A equipe Jangada/ All Cebel/ FME, levará as meninas nascidas em 1997 e que correspondem à categoria. Já a equipe Basquete Jaraguá/Faculdade Jangada/FME, contará com atletas nascidas até 1998, o que as coloca como o grupo mais novo da competição. A intenção é fazer com que a competição de 2012, sirva de adaptação e treinamento para 2013, quando elas estarão com a idade limite de participação na categoria.
               As duas equipes entram em quadra nesta sexta-feira (11/05/2012), no ginásio São Luiz Marista, em Jaraguá do Sul:
Chave A
Jangada/ All Cebel/ FME  X ASDEN/FME/Bortolato (Navegantes)
às 19:00

  Chave B
Basquete Jaraguá/Fac. Jangada/FME X Milionários da Boa (Mafra)
às 20:00
          
               Essa estratégia montada pelos técnicos Julio Patricio e Vivian Campos Martins, só foi possível devido ao nível técnico atingido pelas atletas que praticam o esporte desde os nove ou dez anos. Esse trabalho iniciado nos 20 Pólos de Basquete existentes em Jaraguá do Sul,  atende aproximadamente 1.200 crianças das escolas públicas.
           Todo o esforço que começou com o Professor Airton Schiochet, ainda nos anos 80, já rendeu muitos frutos ao Basquete de Jaraguá do Sul, se contarmos os 38 títulos conquistados nos últimos 10 anos, em várias categorias dos naipes masculino e feminino.
            Hoje, como Coordenador de Basquete da FME, o professor Ito (como é conhecido), também comanda o programa Bola da Vez, patrocinado pela WEG e que mantém esses pólos.

Professor Airton Schiochet (Ito)

             O trabalho de base feitos pelos professores de educação física da rede pública, nos 20 pólos de basquete da cidade, detecta atletas com potencial que são encaminhados às equipes da Fundação Municipal de Esporte e passam a integrar as equipes que representam o município, em campeonatos estaduais.

(Pólo de basquete)

              Além disso, muitos recebem bolsas de estudo do Colégio Evangélio Jaraguá (Masculino) e do Instituto Educacional Jangada (Feminino), passando a integrar também suas equipes para a disputa dos JESC e das Olimpíadas Escolares do Brasil.
              As meninas do Instituto Educacional Jangada, que formam a base  das equipes da FME, trouxeram a medalha de Bronze em 2010 e a Prata em 2011, sendo apelidadas de "Pequenas Gigantes", pela imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro e ainda receberam um vídeo de incentivo do ex-jogador Oscar Schimidt (o mão santa). O apelido sugiu por ser a equipe de menor estatura da competição e chegarem à fase final.

Recado de Oscar Schimidt para as Pequenas Gigantes

               Já os meninos que também integram as equipes da FME e defendem as cores do Colégio Evangélico Jaraguá, foram os campeões das Olimpíadas Escolares de 2010 e vice-campeões Sulamericanos, representando o Brasil.
Rafael Muller e seus atletas na conquista das Olimpíadas Escolares 2010

Milton Mateus (à esquerda com camiseta branca) e uma de suas equipes campeãs.

                Atualmente, os meninos fazem parte da AJAB (Associação Jaraguaense de Basquete) e as meninas jogam pela Associação Jaraguaense de Pais e Amigos do Basquete (Basquete Jaraguá). A separação dos naipes em duas associações, busca uma gestão mais específica, respeitando as particularidades de cada naipe.
                 Ambas contam com técnicos experientes e com vários títulos em seus curriculos, como Rafael Muller e Milton Mateus do masculino e, do naipe feminino, Vivian Campos Martins e Julio Patrício que já integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Basquete Feminino Sub 15 e Sub 19.

Vivian Campos Martins (esquerda) com as Pequenas Gigantes
Vice-campeã das Olimpíadas Escolares 2011 em João Pessoa - PB

Julio Patricio (em pé) com Seleção Brasileira no Mundial Sub 19

            Muitas conquistas ainda estão por vir e estaremos acompanhado e divulgando o basquete de Jaraguá do Sul.
             Não deixe de acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário